Av. Presidente Wilson 439 - Itararé, São Vicente- SP

(13) 3022-5388 ou (13) 9148-0706

  • Técnicas de branqueamento de móveis velhos

    Sem comentários

    Na maioria dos casos, a técnica de branqueamento é essencialmente uma medida de primeiros socorros!
    Uma peça de mobiliário deve ser branqueada se:

    • a superfície é marcada por manchas;
    • anéis pretos ou pontos de água;
    • se a madeira é descolorida ;
    • Se a cor não é uniforme ;

    O branqueamento pode também ser utilizado para uniformizar a cor de uma peça de mobiliário feito com duas ou mais madeiras. Ele pode aliviar a madeira mais escura para combinar com o um mais leve. Neste artigo, vamos analisar como a lixívia pode ser fundamental no processo de restauração de móveis antigos.

    Antes de usar água sanitária em qualquer peça de mobiliário, certifique-se a madeira é adequado para o branqueamento. Algumas madeiras não aceitam lixívia bem – cerejeira, cedro, castanheiro, olmo, pau-brasil e pau-rosa. Madeiras comuns ou as chamadas “nobres”, as quais podemos relacionar a cinza, faia , goma, e carvalho.

    Escolhendo um Padrão
    Nem todas as áreas que irão sofrer o branqueamento devem receber a mesma quantidade de água sanitária . Dependendo do problema, haja a necessidade de um agente de branqueamento muito forte ou um relativamente suave. Abaixo estão algumas opções de lixívia.

    Bleach: Este lixívia suave pode resolver a maioria dos problemas de cor , de mancha ou de enchimento. Ele funciona bem para áreas manchadas. Antes de usar um alvejante forte em qualquer peça de mobiliário, tente lixívia para lavanderia. Dá um toque especial.

    Ácido oxálico : ácido oxálico , vendido na forma de pó ou de cristais , é utilizado para remover marcas pretas de madeira . Também é eficaz no restabelecimento da madeira que sofreu um leve escureceu de sua cor natural .  Ácido oxálico deve ser usado em toda a superfície da madeira , porque, na maioria dos casos, também branqueia a mancha de idade . Você pode ter para branquear toda a peça de mobiliário para obter uma cor uniforme . O ácido oxálico é mais eficaz no clareamento de madeira de grãos abertos.

    Duas partes : Os alvejantes de duas peças de madeira comercial alvejantes são usados ​​para clarear ou remover a cor natural da madeira . Se você quer um pedaço velho escuro se encaixar com uma sala cheia de móveis loira, esta é a água sanitária para uso. Duas parte de lixívia é muito forte e deve ser usado com cuidado ; usar luvas de borracha e óculos de segurança . Este tipo de branqueamento também é caro . Várias marcas estão disponíveis.

    Depois de decidir que tipo de água sanitária que você deseja usar em seu mobiliário de madeira, agora você está pronto para iniciar o processo de branqueamento. Aprenda algumas técnicas a seguir .

    Técnicas de clareamento

    Seja qual for alvejante que você usar, lembre-se que os resultados são permanentes. Certifique-se que a madeira está absolutamente limpa e tente não tocá-la de maneira alguma. A água sanitária deve penetrar a madeira de forma uniforme. Antes de aplicar a lixívia, testar em um pedaço de madeira ou mesmo em uma parte escondida da peça de mobiliário. Em geral, os alvejantes agem rapidamente em madeiras macias e lentamente em madeiras duras.

    O clareamento não é difícil, mas requer algumas precauções pois os alvejantes químicos são bastante fortes.
    Os mais fortes podem danificar a pele, olhos e pulmões. Use luvas de borracha e óculos de segurança ao trabalhar com água sanitária, e principalmente trabalhar em um local ventilado. Se você receber água sanitária em sua pele, lave-a imediatamente.

    Branqueamento também exige cuidadosa aplicação e remoção. Com qualquer alvejante, use uma escova de cerdas sintéticas – os produtos químicos danificam cerdas naturais. Aplique a água sanitária ao longo do grão da madeira molhando a superfície uniformemente; não deve haver manchas secas e sem poças.

    Após o branqueamento, limpe a madeira limpa com um pano úmido. Para remover qualquer resíduo, neutralizar completamente a madeira; utilizar uma solução de amoníaco para o ácido oxálico, uma solução de borato de sódio para branqueamento de lavandaria ou branqueadores de duas partes. Lava-se a madeira branqueada completamente com o neutralizador adequado. Sempre trabalhando rapidamente para evitar danos causados ​​pela água, lavar a madeira com água limpa e seque-o bem com um pano macio. Deixe a peça de mobiliário secar por pelo menos dois dias antes de fazer qualquer trabalho nele.

    Lixívia para lavanderia
    Aplicar lixívia de lavanderia com força, escovando-o uniformemente sobre toda a superfície. Se você quer a remoção completa de manchas aplicar com força total nestas áreas. Lixívia lavanderia funciona de forma rápida. Depois de um minuto ou dois, você deve ser capaz de ver o desaparecimento de manchas. Se você está branqueamento fora uma mancha de idade , limpe a água sanitária com um pano úmido quando a mancha iluminada .
    Se o resultado desejado é misturar áreas de cor , espere até que as manchas branqueadas fiquem da mesma cor que o resto da madeira; em seguida, aplicar água sanitária novamente sobre toda a superfície . Retire a água sanitária com um pano úmido. Finalmente, neutralizar a madeira tratada com uma solução de um copo de bórax dissolvido em 1 litro de água quente . Neutralizar, enxaguar com água limpa e deixe secar.

    Ácido oxálico
    O ácido oxálico não é cáustico, mas é venenoso. Use luvas de borracha e óculos de segurança e certifique-se a ventilação é adequada. Para preparar o ácido , misture uma solução saturada com água morna : uma onça de pó ou cristais por 1 xícara de água morna. Certifique-se de preparar água sanitária suficiente para tratar toda a superfície ou peça de mobiliário.
    Aplicar a solução de ácido uniformemente para a madeira , escovando- no ao longo do grão para cobrir a superfície inteira . Em madeira macia , você verá resultados muito rapidamente ; em madeiras duras do branqueamento é mais demorado. Deixe o trabalho de ácido por aproximadamente 20 minutos , em seguida, limpe-a com um pano úmido. Se a superfície não é totalmente ou uniformemente branqueada , reaplicar o ácido , conforme necessário . Em madeiras duras , branqueamento completo pode levar até uma hora. Limpe a madeira limpa com um pano úmido , e lave-o com água limpa. Em seguida, neutralizá-lo com uma solução de 1 xícara de amoníaco doméstico e 2 litros de água . Enxágüe novamente com água limpa e seque-o completamente .

    Alvejantes dupla ação
    Os dois componentes da lixívia – rotulados de “1 ” e ” 2 ” ou ” A” e ” B ” – são geralmente aplicados separadamente . Leia as instruções do fabricante e segui-los exatamente . A primeira solução é normalmente permitido trabalhar durante cerca de 20 minutos antes da segunda solução é aplicada .
    Seguindo as instruções com cuidado , aplique a primeira solução e deixá-lo trabalhar ; em seguida, aplicar a segunda solução. Um tratamento geralmente clareia a madeira completamente, mas se a madeira não é leve o suficiente , tratá-lo de novo. Limpe a madeira branqueada limpo com um pano úmido e , em seguida, neutralizá-lo com uma solução de 1 xícara de bórax dissolvido em 1 litro de água quente. Lavar a madeira com água limpa e seque-o completamente .

    Tratamento Pós-Bleach
    O tratamento com qualquer água sanitária aumenta o grão da madeira , mesmo quando a peça de mobiliário já foi completamente lixado. Para evitar que o grão elevada de afectar o acabamento , que deve ser resanded ao nível da superfície da madeira após a madeira é seca .
    Após o branqueamento, deixe a peça de mobiliário secar por pelo menos dois dias. Em seguida, o grão de areia levemente para baixo com grau 5 / 0 ou 6/0 lixa ; ter cuidado para não irritar a superfície. Porque ainda pode haver algum resíduo químico na madeira , use uma máscara de respiração e usar um aspirador para remover poeira de lixamento . Limpe a madeira limpa com uma flanela .

    Uma outra complicação de clareamento é a cor esbranquiçada ou acinzentada . Isto não é grave; isto indica que a lixívia secou as fibras da superfície de madeira . Em madeiras duras , ele desaparece quando o acabamento é aplicada. Em madeiras macias , cor cinza pode ser pronunciado e as fibras soltas óbvio. Para removê-los , esfregue a madeira firmemente ao longo do grão com No. 000 de lã de aço ; esfregar toda a área branqueada , e certifique-se que a cor é mesmo . O fundido cinzento desaparece completamente quando o revestimento é aplicado .
    Branqueamento é um toque de cosméticos , mas pode fornecer alguns resultados surpreendentemente bons quando usado no momento adequado.

    Fonte: http://home.howstuffworks.com/


No momento não temos WOKSHOPS programados. Mas muitas novidades virão no decorrer deste ano. ... Saiba mais